O final do ano letivo chega acompanhado de uma grande dúvida: “estará o meu filho preparado?” Para ingressar no 1º ciclo, deverá ter adquirido alguns pré-requisitos que são fundamentais para o seu sucesso escolar, nomeadamente: maturidade percetiva, memória, motricidade fina, compreensão oral e consciência fonológica. Aprender a ler e a escrever é o maior marco e desafio do primeiro ano de escolaridade, pois precisa de um pouco de todos os pré-requisitos acima mencionados, mas principalmente das competências linguísticas e de consciência fonológica.
As competências linguísticas remetem para a linguagem oral que, por sua vez, englobam variantes expressivas e compreensivas, nas diferentes componentes: semântica, morfossintaxe, pragmática e fonologia. No que diz respeito à semântica, a criança deverá ter um vocabulário abrangente, englobando tanto a expressão como a compreensão. Com a componente morfossintática, a criança deverá ser capaz de produzir frases simples (sujeitoverbo-objeto), mas também frases complexas (com mais que uma oração) e compreender a mesma tipologia de estruturas. A pragmática remete para a adequação da criança nos diferentes contextos, saber o que dizer e o que fazer perante diferentes situações do dia-a-dia.
A fonologia e a consciência fonológica remetem para a capacidade de dividir uma frase em palavras, essas palavras em sílabas e, posteriormente, essas sílabas em fonemas (sons), para além de conseguir identificar palavras que rimem umas com as outras. Desta definição simplista conseguimos perceber que a consciência fonológica é extremamente complexa. No entanto, estas competências, a desenvolver em idade pré-escolar, são de extrema importância para que mais tarde, na entrada do 1º ciclo, a criança perceba que cada palavra é constituída por bocadinhos e que, consequentemente, esses bocadinhos representam um diferente fonema. A consciência fonémica, interna à consciência fonológica, diz respeito a estes bocadinhos mais pequeninos – os fonemas – que têm a sua representação grafémica (letras)
na escrita alfabética.
Para que haja sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança deverá ser capaz de perceber a estrutura interna das palavras, nomeadamente as sílabas. Para isso, podem ser realizados (até por si em casa), ainda em idade pré-escolar, jogos de segmentação silábica (ex. imagem de ‘gato’ bater palmas, colocar botões ou feijões em baixo, conforme o número de sílabas), de identificação de rimas (ex. através de completamento de músicas, associação de imagens que rimam) e de manipulação silábica (ex. brincar com as sílabas, trocando-as de sítio – cama passa a maca), de forma a estimular ao máximo todas as competências necessárias de consciência fonológica. Estes jogos ajudam a que elas se acostumem à ideia que as palavras são compostas pelos bocadinhos acima mencionados e que, por sua vez, após a aprendizagem das letras, cada bocadinho terá uma representação escrita, de forma a serem lidas e escritas.
O desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica estão, como vimos, relacionados com a aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso é de extrema importância que estas competências sejam promovidas antes da entrada no 1º ciclo, de forma a diminuir as probabilidades e prevenir dificuldades futuras de aprendizagem.